Sem Título

O número de brasileiros acima do peso cresce a cada ano. Quase metade das mulheres brasileiras (49,1%) está acima do peso ideal e destas, 18,2% são obesas [1].

A obesidade traz consigo o aumento na incidência de várias doenças, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares; e, se já não fosse suficiente, o câncer. Mulheres que aumentam seu peso em 20 kg ou mais durante sua vida adulta dobram seu risco para câncer de mama [2].

Você deve estar pensando: – Estou com alguns quilinhos a mais…e agora?

Fique calma, a boa notícia é que uma diminuição modesta no peso já reduz este risco.

Estudo com cerca de 34.000 mulheres americanas mostrou que a diminuição de cerca de 5% do peso corporal reduz o risco de câncer de mama entre 25-40%, quando comparado com mulheres que continuaram a ganhar peso durante suas vidas [3]. Pesquisa semelhante demonstrou uma redução de 50% no risco para câncer de mama em mulheres que diminuíram 10% do peso corporal em comparação com aquelas que mantiveram seu peso estável [4].

A adoção de um estilo de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física são fundamentais para a redução saudável do percentual de gordura e um ganho de qualidade de vida. A alimentação equilibrada e o exercício físico também são fatores individuais para proteção contra o câncer de mama. Em breve falaremos mais sobre isso!

Achou este artigo interessante? Compartilhe com suas amigas e curta nossa fanpage no Facebook. Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões de assuntos para esclarecermos nos próximos artigos. Meu objetivo é trazer para você um conteúdo atualizado, descontraído e embasado em evidências científicas sobre a saúde das mamas. Até a próxima!

 

Dr. Douglas Soltau Gomes – Mastologista – Cascavel – PR

 

Para saber mais:

  1. 1. Brasil, et al., Vigitel Brasil 2014: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. 2015: Brasília.
  2. Vrieling, A., et al., Adult weight gain in relation to breast cancer risk by estrogen and progesterone receptor status: a meta-analysis. Breast Cancer Res Treat, 2010. 123(3): p. 641-9.
  3. Harvie, M., et al., Association of gain and loss of weight before and after menopause with risk of postmenopausal breast cancer in the Iowa women’s health study. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev, 2005. 14(3): p. 656-61.
  4. Eliassen, A.H., et al., Adult weight change and risk of postmenopausal breast cancer. Jama, 2006. 296(2): p. 193-201.
Showing 2 comments
  • Joece Caroline
    Responder

    Sempre mto competente e preocupado, tanto para a efetuar a pesquisa qnt para informar e alertar a todas. Obrigada por sua competência e humanidade com todas suas pacientes e seguidoras. Que Deus o abençoe e cultive assim…

    • Douglas Gomes
      Responder

      Obrigado Joece, abraço!

DEIXE UM COMENTÁRIO