Bebidas alcoólicas aumentam o risco de câncer de mama

Bebidas alcoólicas aumentam o risco de câncer de mama

Nos últimos anos, tem-se observado um aumento no número de mulheres que consomem bebidas alcoólicas. Para você ter uma ideia, em 2006, 27% das mulheres brasileiras bebiam frequentemente; e , em 2012, esta proporção subiu para 38% [1].

Apesar de socialmente aceito, esse hábito pode trazer muitos prejuízos à saúde, principalmente da mulher. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como consumo abusivo beber 60 g ou mais de álcool por semana, e isso não é muito: um copo de cerveja (285 ml), uma taça de vinho (120 ml) ou uma dose de bebida destilada (30 ml) equivalem a 10 g de álcool [2, 3].

O que poucas mulheres sabem é que o consumo de bebidas alcoólicas é o fator de risco ligado à dieta mais importante para o câncer de mama. Um consumo relativamente baixo já pode influenciar esse risco, que pode chegar a um aumento de 2% a 12% na incidência de câncer de mama em relação a mulheres que não ingerem bebidas alcoólicas. Os dados atuais indicam que o risco para o câncer de mama não depende do tipo de bebida e reforçam a evidência de que o álcool é o principal fator causal [4].

A melhor maneira de prevenir-se contra o câncer é atuando em seus fatores de risco, principalmente naqueles que podemos evitar; e, como vimos, o álcool é um deles.

Para saber mais:

  1. II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) – 2012, R. Laranjeira, Editor. 2014, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas (INPAD), UNIFESP: São Paulo.
  2. Wünsch Filho, V., Consumo de bebidas alcoólicas e risco de câncer. Revista USP, 2013(96): p. 10.
  3. Boyle, P. and P. Boffetta, Alcohol consumption and breast cancer risk. Breast Cancer Res, 2009. 11 Suppl 3: p. S3.
  4. Scoccianti, C., et al., Female Breast Cancer and Alcohol Consumption. American Journal of Preventive Medicine. 46(3): p. S16-S25.

Dr. Douglas Soltau Gomes – Mastologista – Cascavel – PR

Showing 2 comments
  • Bruna
    Responder

    ótimas dicas Dr.Douglas, e o tabaco? pode aumentar o risco de ter cancer de mama ?

    • Douglas Gomes
      Responder

      Olá Bruna, o próximo post vai ser sobre isso. Obrigado pela dica, abraço!

DEIXE UM COMENTÁRIO